Olá, pessoal! Aqui é o Danilo mais uma vez e este guia é uma continuação e atualização do texto que eu escrevi dois anos atrás. Apesar de ter recém adquirido um novo computador, mantenho firme minha opinião de que você não precisa ir atrás do que há de mais novo (e mais caro) no mercado para conseguir levar o alcance da sua voz ao redor do mundo. Explicarei com mais detalhes até o final desse texto.
Como eu sei que você abriu esse texto para ler as especificações técnicas, darei essa informação de bandeja primeiro, mas não deixe de ler o que eu tenho mais a dizer nos próximos tópicos. Então vamos lá!
Particularmente eu não gosto muito da ideia de editar podcasts no celular. E digo o mesmo sobre edição de vídeos, já que trabalho com os dois.
O primeiro motivo para isso é puramente uma questão de costume, visto que quando eu comecei a editar, os celulares mal gravavam vídeos. Então como eu aprendi a fazer tudo que eu sei usando um computador, fica difícil eu migrar toda a minha dinâmica para um aparelho bem mais portátil.
O segundo motivo para a minha preferência pessoal vem justamente da portabilidade dos smartphones. Nesses aparelhos tão pequenos, é muito difícil fazer ajustes finos usando apenas a ponta dos dedos. São muitas funções e detalhes que tornam inviável a transposição do hábito de editar de um computador desktop - ou até mesmo notebook - para um celular.
Mas se ainda assim você prefere editar pelo celular porque não deseja comprar um computador apenas para isso, deixo as recomendações mínimas para um celular que dê conta da tarefa:
Essas são as configurações mínimas para algo que eu acho que vai ser minimamente confortável, mas repito: editar podcast no celular não é algo que eu faço geralmente.
Além do computador em si, como indicado no primeiro tópico, você também vai precisar de equipamentos específicos para gravação e edição de áudio. Entre eles estão:
Desde meados de 2019, meu microfone principal é na realidade um gravador portátil do modelo Zoom H5, que funciona como microfone de mão e até mesmo como uma pequena mesa de som para plugar alguns microfones. Você pode ler mais sobre ele no nosso Instagram.
Já meu fone de ouvido atual é o bom e velho Microsoft LX-3000. Eu havia aposentado ele por um tempo por estar usando o JBL Tune 110, mas devido ao cumprimento do cabo ser maior, voltei a usar o mesmo fone da Microsoft de sempre. O LX-3000 é um bom headset e possui um microfone bastante decente, mas como eu já tenho o gravador Zoom H5 em mãos, eu sempre opto por ele.
Para gravar podcasts com seus amigos à distância, você pode usar os mesmos serviços indicados por mim anteriormente. Temos o Zoom (o site, não o gravador!), o Teams, o Discord, o Skype... E adicionando mais dois à lista, também temos o Zencastr e o Streamyard.
Já para fazer suas edições, você pode contar com o Adobe Audition, o Sony Vegas, o Sound Forge, o Reaper, e por fim, o Audacity. Este último é gratuito, bem simples de usar, mas é o que eu menos gosto pela falta de alguns recursos que hoje me fazem falta. Falei mais sobre isso no guia sobre como criar seu podcast de zero.
No começo do texto eu havia dito que eu comprei recentemente um novo computador. Você pode até me ouvir comentando sobre isso em um episódio recente do podcast do ComéquePOD. Mas apesar de estar com um PC novinho em mãos, mantenho firme minha opinião de que você não precisa ir atrás do que há de mais novo (e mais caro) no mercado.
Criar novos projetos em qualquer área ou formato de mídia é muito legal e muito empolgante. Mas essa empolgação pode não ser tão duradoura quanto achamos que vai ser. Eu já estou nesse mercado de podcasts há mais de 12 anos e já vi muitos amigos e conhecidos abandonarem seus projetos pouco tempo depois, seja por falta de tempo ou de ouvintes. Então respire fundo, use o melhor equipamento que você tem HOJE e, se tudo der certo, aí sim você começa a investir de verdade em melhores tecnologias.
Caso tenha ficado alguma dúvida, ou se você preferir terceirizar essa trabalheira toda colocando a tarefa nas mãos do ComéquePOD, fique à vontade para preencher o formulário localizado no topo dessa página ou no menu lateral, caso esteja lendo no seu celular. Vamos crescer juntos!
Não deixe de ouvir nosso podcast ou até mesmo ler a versão anterior deste texto.
Siga-nos também no Instagram e no seu aplicativo preferido de podcasts.
Nos vemos em breve!
Danilo.