Olá, pessoal! Danilo aqui de novo. Dessa vez para indicar equipamentos de gravação e edição de podcast, e desmistificar essa história de que para produzir conteúdo você precisa sempre do melhor equipamento disponível no mercado.
Pra quem não sabe, eu comecei a gravar e editar podcasts por volta de 2010. Primeiro vieram aqueles testes bem toscos e aí, depois de vários meses, nasceu o primeiro episódio do ComéquePOD, este site que você está lendo agora.
Como eu disse em uma live passada (no quarto vídeo aqui) o jeito foi começar com o equipamento que eu tinha: um notebook HP com 6GB de RAM e um microfone do kit multimídia do outro computador que eu tinha em casa...
Depois disso vieram alguns headsets de marca desconhecida, até chegar no meu Microsoft LX-3000, que ainda se mostra com um custo-benefício bem interessante ainda nos dias de hoje. Já vi gente dizendo que esse fone morre em pouco mais de um ano, mas o meu que foi comprado por volta de 2012 ainda resiste bravamente. Não uso ele com tanta frequência hoje em dia, mas ele ainda segue inteiro.
Então você, mesmo com um equipamento básico de hoje, já vai começar em um nível melhor do que eu comecei naquela época.
Para ser direto ao ponto, deixo aqui uma pequena lista de coisas básicas para se criar um podcast em 2021:
Isso é o que tem de mais básico. Sobre o celular no item 5, eu indico apenas em último caso. Se você puder gravar seu podcast usando um computador, prefira assim. Dessa forma você pode até fazer anotações e fazer pesquisas rápidas durante a gravação sem correr o risco de fechar o app sem querer.
Aí você está subindo de patamar muito rápido nesse texto aqui! Montar um estúdio é algo muito caro. Mesmo que você alugue uma sala, o custo para fazer o tratamento acústico do ambiente é muito pesado.
Você precisaria de microfones condensadores, placas acústicas para forrar a sala inteira, uma mesa para seus convidados, fones de ouvido melhores que um headset da Microsoft (como mencionado acima) e um nível mais sofisticados de recursos. Talvez até mesmo duas ou três câmeras e mais um sistema de transmissão ao vivo, caso você queira criar seu podcast com vídeo.
Mas nesse texto não entrarei a fundo nessas questões porque isso aqui é um guia básico pra quem está começando e ainda nem gravou seu primeiro episódio.
Eu já tive vários equipamentos ao longo desses anos todos e não saberia citar todos eles aqui. A maioria foram microfones e fones de ouvido mesmo, mas nada realmente significativo. Mas vamos avançar esse filme para hoje e desvendar como funcionam as coisas por aqui.
Caso tenha restado alguma dúvida, ou se você preferir terceirizar essa trabalheira toda colocando a tarefa nas mãos de quem já tem mais de uma década de conhecimento na área, lhe convido a preencher o formulário localizado no topo dessa página ou no menu lateral, caso esteja lendo no seu celular.
Responderei com imenso prazer afinal, para produtores de conteúdo, nada melhor do que ver novos projetos surgindo graças a uma forcinha que a gente dá. Vamos crescer juntos!
Não deixe de ouvir nosso podcast de cultura pop também e nos seguir nas redes sociais, como Twitter e Instagram.
Grande abraço,
Danilo.