Layout do blog

Meus equipamentos para podcast (2021)

Danilo Fernandes • nov. 25, 2021

Se você veio procurando indicações de equipamentos para a produção do seu podcast, aqui é o seu lugar.

Homem sentado no sofá com notebook no colo

Olá, pessoal! Danilo aqui de novo. Dessa vez para indicar equipamentos de gravação e edição de podcast, e desmistificar essa história de que para produzir conteúdo você precisa sempre do melhor equipamento disponível no mercado.

Primeiro, meus equipamentos baratinhos que usei a maior parte do tempo

Pra quem não sabe, eu comecei a gravar e editar podcasts por volta de 2010. Primeiro vieram aqueles testes bem toscos e aí, depois de vários meses, nasceu o primeiro episódio do ComéquePOD, este site que você está lendo agora.


Como eu disse em uma live passada (no quarto vídeo aqui) o jeito foi começar com o equipamento que eu tinha: um notebook HP com 6GB de RAM e um microfone do kit multimídia do outro computador que eu tinha em casa...


Depois disso vieram alguns headsets de marca desconhecida, até chegar no meu Microsoft LX-3000, que ainda se mostra com um custo-benefício bem interessante ainda nos dias de hoje. Já vi gente dizendo que esse fone morre em pouco mais de um ano, mas o meu que foi comprado por volta de 2012 ainda resiste bravamente. Não uso ele com tanta frequência hoje em dia, mas ele ainda segue inteiro.


Então você, mesmo com um equipamento básico de hoje, já vai começar em um nível melhor do que eu comecei naquela época.

O que você vai precisar para gravar um podcast em casa?

Para ser direto ao ponto, deixo aqui uma pequena lista de coisas básicas para se criar um podcast em 2021:


  1. Um microfone
  2. Um fone de ouvido
  3. Um headset (como alternativa aos dois itens acima)
  4. Um computador ou notebook, se você for coordenar a gravação
  5. Um celular se você for apenas o convidado do podcast
  6. Um programa de edição com mais de uma trilha de áudio e que permita cortar os arquivos (falei mais edição aqui)


Isso é o que tem de mais básico. Sobre o celular no item 5, eu indico apenas em último caso. Se você puder gravar seu podcast usando um computador, prefira assim. Dessa forma você pode até fazer anotações e fazer pesquisas rápidas durante a gravação sem correr o risco de fechar o app sem querer.

E como montar um estúdio de podcast?

Aí você está subindo de patamar muito rápido nesse texto aqui! Montar um estúdio é algo muito caro. Mesmo que você alugue uma sala, o custo para fazer o tratamento acústico do ambiente é muito pesado.


Você precisaria de microfones condensadores, placas acústicas para forrar a sala inteira, uma mesa para seus convidados, fones de ouvido melhores que um headset da Microsoft (como mencionado acima) e um nível mais sofisticados de recursos. Talvez até mesmo duas ou três câmeras e mais um sistema de transmissão ao vivo, caso você queira criar seu podcast com vídeo.


Mas nesse texto não entrarei a fundo nessas questões porque isso aqui é um guia básico pra quem está começando e ainda nem gravou seu primeiro episódio.

Meus equipamentos atuais

Eu já tive vários equipamentos ao longo desses anos todos e não saberia citar todos eles aqui. A maioria foram microfones e fones de ouvido mesmo, mas nada realmente significativo. Mas vamos avançar esse filme para hoje e desvendar como funcionam as coisas por aqui.


  1. Para gravar, eu uso um gravador Zoom H5, que funciona como microfone de mão e até mesmo como uma pequena mesa de som para plugar alguns microfones. Você pode ler um pouco mais nesse post no Instagram.
  2. Além dele eu uso um pequeno fone da JBL, modelo Tune 110. Acredito que seja o modelo mais simples deles, mas pra mim é ótimo porque ele serve tanto para plugar no gravador quando na entrada do meu computador.
  3. Falando em computador, rufem os tambores... Eu uso um MacBook Pro modelo 2012. Na época custou 1/3 do que custa um MacBook novo hoje, então pode se acalmar aí. Porém, se me fosse possível, eu compraria um PC robusto com mais memória e armazenamento, além de dois monitores porque, no meu caso, também edito vídeos. Mas se você quiser apenas editar seu áudio sem gastar demais, talvez você consiga fazer isso com seu próprio celular.
  4. Por falar em celular, o serviço de hospedagem Anchor (que é do Spotify) oferece um app gratuito que lhe permite cortar e montar de forma básica seu podcast. Vale a pena testar.
  5. Agora, se você é como eu e prefere editar no computador aqui vai um pequena lista de nomes de programas e aplicativos: Sony Vegas, Sound Forge, Reaper, Adobe Audition e por fim, o Audacity. Este último é o mais simples de todos, mas é o que eu menos gosto. Falei mais sobre isso no guia sobre como criar seu podcast de zero.
  6. Para gravar seu podcast à distância, tem os serviços como o Skype, o Zoom (que não é o mesmo Zoom do gravador), o Microsoft Teams, o Discord e tantos outros do tipo...
  7. Além de tudo isso é importantíssimo que você tenha uma internet banda larga decente e um ambiente silencioso e com algumas coisas que ajudam a abafar o eco criado pelas paredes. Pode ser um conjunto de tapetes, toalhas espalhadas pelo quarto (ou uma cabaninha ⛺️ feita com elas), pilhas de roupas, sua própria cama... Parece exagero, mas cobrir as superfícies lisas do seu ambiente com tecido ajuda demais.


Ficou alguma dúvida?

Caso tenha restado alguma dúvida, ou se você preferir terceirizar essa trabalheira toda colocando a tarefa nas mãos de quem já tem mais de uma década de conhecimento na área, lhe convido a preencher o formulário localizado no topo dessa página ou no menu lateral, caso esteja lendo no seu celular.


Responderei com imenso prazer afinal, para produtores de conteúdo, nada melhor do que ver novos projetos surgindo graças a uma forcinha que a gente dá. Vamos crescer juntos!


Não deixe de ouvir nosso podcast de cultura pop também e nos seguir nas redes sociais, como Twitter e Instagram.


Grande abraço,

Danilo.

Por Danilo Fernandes 21 out., 2023
Post especial do Dia do Podcast sobre o público ouvinte de podcast.
Cooler do computador com o logotipo do ComéquePOD refletido ao lado
Por Danilo Fernandes 30 jun., 2023
Leia e saiba quais equipamentos usar para criar seu podcast!
Por Danilo Fernandes 03 jan., 2023
A ano começou e queremos compartilhar nossos planos com você!
Arte do Spotify cheia de cores e com o texto: a retrospectiva 2022 chegou.
Por Danilo Fernandes 02 dez., 2022
Confira como foi o ano do ComéquePOD e seus spin-offs no Spotify!
Mão apontando para a tela de um notebook
Por Danilo Fernandes 28 ago., 2021
Transforme o conteúdo da sua live em um podcast e aumente seu alcance!
Share by: