Layout do blog

O que será dos podcasts em 2025?

Danilo Fernandes • 25 de fevereiro de 2025

O carnaval ainda não chegou, mas o ano já começou. Então confira aqui algumas coisas interessantes que você pode querer saber antes de começar seu podcast.

Personagem de Selena Gomez no primeiro episódio de Only Murders in the Building. Roupas e acessórios amarelos, fones de ouvido vermelhos e óculos escuros.

Sejam bem-vindos a mais um ano aqui no ComéquePOD, sua produtora de podcasts favorita! (Pelo menos esperamos que seja…)


Depois de um tempinho sem textos novos, vamos trazer para vocês aqui um pequeno
relatório de tendências brasileiras e mundiais para essa mídia tão interessante chamada podcast.


“Quantos podcasts estão ativos atualmente? Como alcançar o topo? Quantos ouvintes nós temos? Quem são eles? Onde estão? Com qual frequência devo lançar um episódio para agradá-los?”


Essas perguntas - e mais algumas - serão respondidas aqui.

Então continue conosco até o final!

Começando pelo básico, quantos podcasts existem hoje?

Segundo o site PodcastIndex.org, temos hoje no mundo um total de 4,4 milhões de podcasts.


Um ano atrás, em fevereiro de 2024, eram 4,1 milhões. Isso quer dizer que houve um crescimento de
332.000 novos podcasts em um ano, refletindo uma média de 27.700 novos podcasts por mês.


No entanto, vários podcasts tendem a entrar em hiato ou acabar de vez, por inúmeros motivos. Por causa disso, menos de 18% dos podcasts existentes estiveram ativos nos 30 dias anteriores, independentemente da época do ano. E essa informação aqui
é muito importante!

Tabela com dados do PodcastIndex entre outubro de 2023 e fevereiro de 2025. Os dados estão no corpo do texto.

Geralmente, um podcast considerado ativo é aquele que lançou ao menos um episódio nos últimos 3 meses. Pode parecer uma tarefa fácil, mas não é. Tanto que cerca de 63% deles não consegue se manter ativo por boa parte do ano. Fazer isso com uma frequência mensal é ainda mais desafiador.


E mais: para ser contabilizado nesses 4,4 milhões de podcasts, seu podcast precisa ter pelo menos 3 episódios no feed e cada um deles deve ter mais de três minutos.


Então se você gravou um teste de um minuto falando “olá, pessoal, aqui é fulano e quero ver se esse negócio vai funcionar”, ele não vai entrar nessa conta. Portanto, mantenha-se gravando e publicando!

Isaac Newton fazendo experimentos com um prisma. Uma luz branca entra pelo prisma e saem as sete cores do arco-iris pelo outro lado.

Por mais que esse número exorbitante de podcasts no mundo seja assustador, este indicador é bastante positivo ao olhar pelo prisma correto. Primeiro que, quanto mais podcasts no mundo, menor é a barreira para apresentar a mídia para alguém. Em 2024 nos Estados Unidos, cerca de 84% das pessoas afirmaram conhecer o termo “podcast”. Em 2015, esse número girava em torno de meros 49%.


Logo, quando vocês forem apresentar seus podcasts para as pessoas, provavelmente não será necessário explicar todo o conceito da mídia antes, como fazíamos nos primórdios.


Em segundo lugar, o fato de termos 4,4 milhões de podcasts no mundo, mas nem 20% deles estar ativo, é que isso também significa menos concorrência para vocês! Claro que é preciso muito trabalho para lançar episódios com frequência, mas se isso for feito corretamente, suas chances de sucesso e longevidade serão maiores do que da esmagadora maioria.

Quantos ouvintes existem no Brasil?

Logotipo da PodPesquisa, com um microfone profissional desenhado ao fundo.

De acordo com a PodPesquisa realizada de julho a agosto do ano passado, estima-se a existência de 32 milhões de ouvintes de podcast no Brasil.


Desse total, 63% possui idades entre 25 e 44 anos.


Os homens representam 64% dos ouvintes, refletindo o gênero de quem produz podcast: no nosso país 70% dos podcasters são homens. Apesar de ser a maioria, hoje é bem mais equilibrado que em 2014 (87%), ou mesmo em 2008 (90%).


A orientação sexual e raça dos ouvintes também não surpreende muito: 83% é heterossexual e 70% é branco. Esses dados evidenciam a necessidade de maior representatividade de grupos étnicos e orientações sexuais diversas, tanto na audiência quanto na produção de podcasts.


Desses milhões de ouvintes, 92% declara não possuir deficiência, mas entre os que se declaram, 52% possui deficiência visual. Para o público deficiente, 70% dos podcasts consumidos são acessíveis ou totalmente acessíveis. O restante se divide entre inacessível ou “precisa melhorar”.


No quesito escolaridade, 13% está no Ensino Superior, 32% já concluiu a graduação e 46% já passou pela pós-graduação.


São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os estados com mais ouvintes de podcast no Brasil. Esses quatro territórios concentram 64% dos ouvintes.

Onde e como os brasileiros ouvem podcast?

Para nós produtores, essa parte da pesquisa costuma ser bastante interessante para conhecer melhor a rotina do ouvinte.


Atualmente, 31% ouve seus podcasts semanalmente, 40% ouve diariamente e 23% ouve mais de uma vez ao dia. Em paralelo, a maioria dos produtores de podcast (44,6%) lança seus episódios semanalmente, o que mantém o público engajado, cria uma rotina de consumo e facilita a vida de quem grava e edita.


As plataformas preferidas são o Spotify e o YouTube, possivelmente devido à influência dos videocasts.


Os tipos de conteúdo mais ouvidos são notícias, entretenimento, tecnologia, e empreendedorismo (somando 73,4%). Em 2018, as três maiores categorias era cultura pop, humor e ciência.


A duração preferida do público (50,4%) gira em torno de 30 a 60 minutos. Empatados tecnicamente estão os episódios com mais de 1h (22,7%) e os de 15 a 30 minutos (21,9%). Podcasts abaixo de 15 minutos podem ser considerados rasos demais, o que pode explicar a baixa adesão (apenas 4,9% dos ouvintes).

Podcast ou videocast?

A PodPesquisa 2024/2025 apontou um crescimento no uso de plataformas com vídeo para aumentar as possibilidades de alcance.


Atualmente nós temos 49% dos produtores fazendo conteúdo exclusivo em áudio - especialmente pela simplicidade de produção -, mas já temos 40% dos produtores de conteúdo lançando episódios com áudio e vídeo, simultaneamente.

Mas esses dados são confiáveis mesmo?

Claro que sim!


A ABPod é uma entidade civil sem fins lucrativos criada em 2006 e vem fazendo a PodPesquisa com alguma frequência desde 2008. Para conhecer mais e consultar os resultados completos das pesquisas, visite-os.


O PodcastIndex - citado lá no início - é um indexador internacional de podcasts, criado em 2020 pelo Adam Curry, o pai dos podcasts. A ferramenta é uma base de dados de código aberto e, portanto, também atua sem fins lucrativos.


...


Com todos esses dados, é possível traçar uma linha de tendência para o que nos aguarda no futuro. São dados muito interessantes, mas que só vão funcionar para o seu negócio se vocês estiverem realmente dispostos a investir tempo e criatividade nas suas ideias.


E então? Vamos garantir uma vaguinha entre os podcasts de sucesso?


No final da página inicial tem um formulário de contato. Estamos aguardando por vocês. 😉

Por Danilo Fernandes 21 de outubro de 2023
Post especial do Dia do Podcast sobre o público ouvinte de podcast.
Cooler do computador com o logotipo do ComéquePOD refletido ao lado
Por Danilo Fernandes 30 de junho de 2023
Leia e saiba quais equipamentos usar para criar seu podcast!
Por Danilo Fernandes 3 de janeiro de 2023
A ano começou e queremos compartilhar nossos planos com você!
Arte do Spotify cheia de cores e com o texto: a retrospectiva 2022 chegou.
Por Danilo Fernandes 2 de dezembro de 2022
Confira como foi o ano do ComéquePOD e seus spin-offs no Spotify!
Fone de ouvido e microfone profissional
Por Danilo Fernandes 25 de novembro de 2021
Se você procura seu primeiro equipamento, esse post pode te ajudar.
Share by: